Publicado em 04 jul 2023

A determinação do efeito dos líquidos em borracha vulcanizada ou termoplástica

Redação

A borracha crua apresenta algumas características indesejáveis para a sua utilização pela indústria, como baixa resistência à tração, solubilidade em solventes orgânicos, facilidade de ser oxidada e baixa resistência ao calor e à variação de temperatura, pois, em dias quentes, ela fica mole e pegajosa, enquanto, em dias frios, ela fica dura e quebradiça. Para sanar esses problemas, a borracha passa por um processo chamado de vulcanização que é a adição de enxofre à borracha, sob aquecimento e com o uso de catalisadores. Dessa forma, as ligações duplas do poli-isopreno (polímero da borracha) são rompidas e formam-se pontes de enxofre, ou seja, ligações laterais entre as cadeias, tornando-se o polímero tridimensional. Igualmente, a ação de um líquido na borracha vulcanizada ou termoplástica pode geralmente resultar em absorção do líquido pela borracha; extração de constituintes solúveis da borracha; uma reação química com a borracha. A quantidade de absorção é geralmente maior do que a extração para que o resultado líquido seja o aumento em volume, comumente chamado inchaço. A absorção de líquido pode alterar profundamente as propriedades físicas e químicas e consequentemente mudar a tensão de ruptura, elasticidade e dureza da borracha. Assim, é importante medir estas propriedades depois do tratamento da borracha. Existem os métodos de avaliação da resistência de borrachas vulcanizadas e termoplásticas à ação dos líquidos pela medição das propriedades das borrachas antes e após a imersão nos líquidos de ensaios. Os líquidos envolvidos incluem os de serviços atuais, como derivados de petróleo, solventes orgânicos e reagentes químicos, assim como líquidos de ensaios de referência.

Da Redação – 

Dentro da família da borracha, existem muitos tipos diferentes de polímeros, desde a borracha natural extraída das seringueiras até as borrachas sintéticas derivadas do petróleo bruto e de outros produtos químicos. Todos têm pontos fortes e fracos diferentes e não há uma única borracha que faz tudo de maneira otimizada, por isso é vital entender qual é o melhor tipo de polímero para qualquer aplicação.

Uma vez identificado o tipo de polímero, os parâmetros operacionais necessários podem ditar se seu desempenho precisa ser formalmente definido como parte de uma especificação. Por exemplo, se for necessário um determinado nível de resistência química ou à temperatura, ou se o valor de resistência à tração tiver que ser atendido, esse aspecto da qualidade da borracha será projetado para atender a essas metas e, se testado de acordo com esses requisitos, torna-se conhecido como um grau de especificação. Essa especificação de borracha pode ser exclusiva de um cliente ou pode atender a uma norma industrial ou internacional, como ISO, DIN, ASTM, etc.

A extração de constituintes solúveis, especialmente plasti...

Artigo atualizado em 04/07/2023 05:46.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica