Publicado em 19 dez 2023

Determinando as propriedades físicas e mecânicas das estruturas de bambu

Redação

O colmo de bambu é a parte aérea da planta, de forma tronco cônica, em geral vazia no seu interior, exceto nos nós, que é aproveitada na construção e o nó é a parte do colmo da qual podem despontar galhos e onde há um diafragma interno fechando a seção transversal. O bambu é a planta que cresce mais rápido no mundo, crescendo até 60 cm ou mais por dia. O bambu tem significado social, econômico e cultural e é amplamente utilizado em materiais de construção, juntamente com milhares de utilizações. É matéria prima versátil para diversas obras, sendo um material leve, flexível, resistente e mais barato do que outros materiais de construção, como o aço. Pode ser utilizado em diversas obras de construção, sendo que as estruturas de bambu são flexíveis, resistentes a terremotos, leves e baratas. Pode ser utilizado como reforço em diversos elementos estruturais e apresenta diversas vantagens. Existem várias espécies de bambu encontradas em todo o mundo e há métodos de ensaio para a determinação das propriedades físicas e mecânicas do colmo ou de parte dele, para servirem de base ao projeto de estruturas de bambu. Os resultados dos ensaios também podem ser usados para estabelecer a relação entre as propriedades mecânicas e de fatores como teor de umidade, massa volumétrica, local de crescimento, posição ao longo do colmo, presença de nó e entrenó, etc., para fins de controle de qualidade das construções de bambu. Os ensaios servem para avaliar as propriedades físicas do bambu: teor de umidade, massa por volume, retração; e as propriedades mecânicas: resistência à compressão paralela às fibras, resistência à flexão do colmo, resistência ao cisalhamento paralelo às fibras, e resistência à tração paralela às fibras.

Da Redação – 

O bambu é um material de construção único, pois é forte tanto em rigidez quanto em densidade e, embora a resistência à tração permaneça a mesma ao longo da idade da planta, a resistência da fibra vegetal aumenta à medida que envelhece. Há alguma controvérsia na determinação de protocolos de teste adequados que ainda estão em debate.

Para utilizar o bambu em seu potencial máximo, é importante considerar várias condições. Um fator é que o bambu cultivado em encostas é mais forte do que o bambu cultivado em vales, e que os bambus que crescem em solos pobres e secos são geralmente mais sólidos do que aqueles cultivados em solos ricos. O bambu também encolhe diametralmente e isso deve ser levado em consideração.

Existem certas limitações do uso do bambu na construção devido à natureza da planta. O interior amiláceo é atraente para os insetos e, se não for tratado, pode apodrecer e ficar cheio de insetos. Além disso, como o bambu tem um revestimento impermeável e liso, ele não pode ser pintado facilmente, mas pode ser feito com os tipos certos de tinta.

A arquitetura de bambu está crescendo em popular...

Artigo atualizado em 02/01/2024 06:51.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica