Publicado em 23 Feb 2021

A qualidade comercial das placas cerâmicas

Redação

Uma concorrência desleal pode ser provocada pela existência, no mercado interno, de produtos de baixa qualidade, resultantes de processos de fabricação deficientes, principalmente no que diz respeito à etapa de queima, muito importante para definição das características das placas cerâmicas. Alguns fabricantes, com o objetivo de aumentar a produção e ganhar mercado, reduzem, propositalmente, o tempo de permanência no forno, reduzindo, com isso, os custos de fabricação do produto e gerando produtos de qualidade inferior. Em consequência, esses produtos, por serem comercializados a um preço mais baixo, atraem consumidores que utilizam o preço como fator decisivo no momento da compra. Deve ser ressaltado que o setor de cerâmica para revestimento engloba os produtos denominados azulejos, placas cerâmicas, pastilhas ou mosaicos. Os azulejos são materiais cerâmicos utilizados no revestimento de paredes e são comercializados no mercado brasileiro com três tipos: decorados, coloridos e brancos. Já as placas cerâmicas são, por definição, materiais cerâmicos para revestimento de pisos, sendo um dos materiais mais importantes e amplamente usados para revestir pisos e paredes. A placa cerâmica é um material muito antigo. O primeiro exemplo de uso para revestir e decorar superfícies foi datado por volta do século VI a.C. nas civilizações da antiga Babilônia. Ao longo dos séculos, a tecnologia de fabricação e o potencial decorativo da placa cerâmica têm sido gradualmente ampliados e melhorados. Por cerca de 100 anos a placa cerâmica se manteve como um produto de luxo, sendo usada no revestimento de pisos e paredes de opulentas casas. No século passado, a produção de cerâmica para pisos e paredes sofreu considerável desenvolvimento com o advento da técnica de produção em massa, especialmente em alguns países tais como a Itália, que tem uma longa tradição no uso da cerâmica. A habilidade de produzir placa numa escala industrial fez abaixar os preços e tornar a placa cerâmica um produto acessível. Os revestimentos têm grande importância na definição do padrão do edifício, na valorização econômica do imóvel e nas características estéticas do conjunto. As vantagens que o revestimento cerâmico apresenta em comparação aos produtos concorrentes no que diz respeito à estética, design, durabilidade, manutenção e higiene, refletem num volume maior de vendas da cerâmica com relação aos produtos substitutos, como as tintas, nos revestimentos verticais; e a madeira, pedra natural e carpete, nos revestimentos horizontais. Dessa forma, a expectativa do consumidor de cerâmica para revestimento é a qualidade, ou seja, a adequação ao uso que deve ser qualificado pela obrigatoriedade das normas técnicas. Assim, é importante conhecer as classificações, as características e os requisitos de marcação para placas cerâmicas de melhor qualidade comercial (primeira qualidade).

Composta por uma mistura de argilas que passam pelos processos de prensagem, até serem queimadas a até 1.150°C, a placa cerâmica é produzida a partir de um dos produtos mais antigos de que se tem notícia, extremamente resistente e frequentemente encontrado em escavações arqueológicas, com mais de 10.000 anos. Atualmente, os sistemas de fabricação dos revestimentos cerâmicos são fundamentalmente os mesmos dos antigos artesãos. No entanto, é inegável que a experiência técnica adquiriu tamanha perfeição que possibilitou a produção de peças incríveis com ótimo visual.

As placas cerâmicas são constituídas, em geral, de três camadas. A primeira é o suporte ou biscoito. A segunda é o engobe, que tem função impermeabilizante e garante a aderência da terceira camada. E por último o esmalte, uma camada vítrea que também impermeabiliza, além de decorar a face superior do revestimento cerâmico.

As principais funções desse revestimento são proteger e decorar. Proteger a base e a estrutura da construção, como os pisos e a parede. E decorar, dando acabamento ao ambiente, proporcionando conforto visual e estético. São oferecidas em versões esmaltadas, natura...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica