Publicado em 23 fev 2021

As tecnologias para operar uma mina digital

Redação

O conceito da mina digital busca retirar as pessoas do trabalho no campo, levando informações de forma clara e visual para o ambiente digital, melhorando a tomada de decisão, por exemplo, ao integrar informações do despacho, telemetria de equipamentos e avanço físico à mina. Neste aspecto, ainda é possível identificar a localização dos equipamentos para otimizar as rotinas das equipes de planejamento e manutenção.

Alexandre Sartori – 

As operações industriais, em especial de mineração, estão ainda mais voltadas e atentas para soluções eficazes de saúde e segurança. Com a jornada de transformação digital, que já estava estabelecida e agora foi potencializada pelo pós-pandemia, o setor passou a focar em projetos transformadores, unindo aspectos tecnológicos como habilitadores para prover mudanças na cadeia de valor de operação, nos processos e na forma como as atividades são realizadas objetivando, principalmente, a operação remota nas plantas.

Sob este aspecto, temos o conceito da mina digital, que busca retirar as pessoas do trabalho no campo, levando informações de forma clara e visual para o ambiente digital, melhorando a tomada de decisão, por exemplo, ao integrar informações do despacho, telemetria de equipamentos e avanço físico à mina. Neste aspecto, ainda é possível identificar a localização dos equipamentos para otimizar as rotinas das equipes de planejamento e manutenção.

Para suportar este novo modelo de operação digital da mineração, o conceito da mina digital prevê a utilização de várias tecnologias aplicadas a d...

Artigo atualizado em 23/02/2021 11:37.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica