Publicado em 15 jan 2019

O efeito felicidade para a satisfação dos colaboradores

Redação

Novas evidências sugerem que as emoções dos funcionários estão diretamente correlacionadas ao seu desempenho.

 

feliz

Brooks Carder -

A essência da qualidade é a aplicação da ciência aos negócios. W. Edwards Deming citou quatro ramos do conhecimento científico essencial para a liderança, que ele chamou de conhecimento profundo: conhecimento da variação; teoria dos sistemas; teoria do conhecimento; e psicologia. (1)

Em seus últimos anos, Deming estava particularmente interessado em psicologia. Em muitos de seus seminários de quatro dias - alguns dos quais participei - ele acrescentou uma sessão noturna opcional sobre psicologia. A sessão foi conduzida por um psicólogo e Deming se sentou na plateia.

Desde então, a psicologia mudou consideravelmente. Primeiro, a psicologia cognitiva suplantou o behaviorismo como campo dominante na psicologia científica. Isso foi sublinhado em 2002, quando Daniel Kahneman se tornou o primeiro psicólogo a ganhar o Prêmio Nobel (em economia, porque não havia um prêmio em psicologia) por seu trabalho com o psicólogo Amos Tversky em psicologia cognitiva.

Talvez de igual importância, em 2000, Martin EP Seligman e Mihaly Csikszentmihalyi publicaram um artigo em uma edição especial do American Psychologist, introduzindo uma nova disciplina: a psicologia positiva(2). Eles apontaram que a história da psicologia foi dominada por respostas à patologia e sugeriu que era hora de “enfatizar a experiência subjetiva positiva; traços positivos como esperança, sabedoria, criatividade, mentalidade futura, coragem, espiritualidade,...

Artigo atualizado em 26/09/2024 03:44.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica