Novidade e continuidade na escola
Redação
“Todo dia ela faz tudo sempre igual Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã”
- Chico Buarque.
Laura Godinho Lima -
Aquilo que se repete todo dia, sempre igual, maquinalmente, torna-se mortificante e pode extinguir até mesmo o amor, como bem expressa a canção Cotidiano, de Chico Buarque. Vivemos em uma cultura que associa a rotina ao tédio, à perda de tempo, ao desperdício da vida.
Ao contrário, as capacidades de inventar e de inovar se tornaram das mais valorizadas nas relações humanas e nos mais variados ramos de atividade, incluindo o magistério. A formação do hábito, aspecto da pedagogia ao qual costumava ser dedicado um capítulo inteiro dos antigos manuais de psicologia educacional, tornou-se malvista ao ser relacionada ao adestramento e foi superada pela injunção de despertar o interesse.
Buscar sempre maneiras originais de transmitir os conteúdos, tendo em vista capturar o interesse dos alunos e dedicar-se a criar atividades alternativas para favorecer o envolvimento de todos, tornou-se atributo indispensável do bom professor. Estabeleceu-se que a boa aula é aquela em que, de tão entretidos, os alunos não veem o tempo passar.
Seria preciso considerar, contudo, que a novidade ...