A avaliação da vida útil dos alimentos
Redação
Os produtos alimentícios permanecem frescos por um período de tempo diferente e há vários fatores que podem afetar o prazo de validade de um determinado alimento. Mesmo o prazo de validade da sua alimentação depende da maneira como ela foi armazenada em casa. A maneira como foi manuseado, tratado e armazenado antes de chegar ao supermercado local também desempenha um papel crucial em quanto tempo sua comida permanecerá fresca. Assim, conheça os métodos para a determinação e a verificação da vida útil dos alimentos por meio de testes sensoriais.
Hayrton Rodrigues do Prado Filho –
Quando se lida com alimentos altamente perecíveis, como carne fresca, peixe e aves e, em menor grau, frutas e legumes frescos, deve-se procurar tirar o melhor proveito da comida e garantir que ela permaneça a mais fresca possível pelo maior tempo possível.
Dessa forma, onde se compra a comida é muito importante, a fim de evitar alimentos contaminados, ou seja, comprar de uma fonte confiável. Geralmente, é melhor comprar produtos frescos de um grande supermercado, onde há uma alta rotatividade e as prateleiras são reabastecidas todos os dias.
No entanto, alguns supermercados têm grandes armazéns e depósitos onde alimentos frescos podem ficar em caixas de papelão por dias antes de serem levados para o chão de fábrica e armazenados corretamente. Isso poderia deixá-los mais sujeitos à contaminação, perda de frescor e valor nutricional.
O consumidor deve sempre inspecionar o produto antes de comprá-lo,
não comprando nada que pareça muito seco, descolorido, mole, macio ou geralmente não fresco. O mesmo se aplica à embalagem: não compre caixas ou la...