Publicado em 23 abr 2019

Generalizações de gênero

Redação

Um clássico não pode servir de modelo, pois por definição é inimitável. Se você escrever à maneira de, pode até vir a ser incorporado ao cânone mas nunca fará parte de uma lista de clássicos.

jurandir

Jurandir Renovato

Existe um arraigado preconceito de gênero na universidade. Isso é fato. E dos mais comuns. Mesmo quando se utiliza a metodologia científica, cujo rigor e distanciamento em tese o evitaria, ainda assim o preconceito se mantém firme e forte, inclusive incentivado por professores e professoras.



Estou falando, bem entendido, de gêneros literários. Nesse sentido adotou-se até uma palavra para legitimar o preconceito, uma palavra vinda do grego e com estro religioso. A palavra é cânone, o tipo de coisa que nos faz curvar a cabeça em sinal de devoção e deixa no ar um cheiro de incenso e vela.

Ao cânone pertence tudo aquilo que a academia julga ser bom e reflete um modelo a ser seguido. A noção de cânone, no entanto, é diferente da de clássico, apesar de às vezes ser confundida com ela. Um clássico não pode servir de modelo, pois por definição é inimitável. Se você escrever à maneira de, pode até vir a ser incor...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica