Publicado em 23 abr 2019

Os pecados da excelência empresarial

Redação

Esteja atento e assegure-se de que sua empresa não esteja incorrendo em nenhum destes erros clássicos.

Eduardo Moura - 

Errar é muito fácil. Portanto tratemos de alertar contra o que podemos chamar de os pecados” da excelência empresarial. Como todo pecado que se preza, são terrivelmente atrativos. E mais: seus praticantes, como todos os pecadores renitentes, tendem a encarar todos com muita naturalidade.

Só mais tarde, quando começam a colher as consequências funestas de seus atos, entreolham-se com espanto e perguntam-se: onde foi que erramos? Portanto, esteja atento e assegure-se de que sua empresa não esteja incorrendo em nenhum destes erros clássicos.

 



O ativismo ingênuo se origina na crença de que basta fazer algo diferente (estilo just do it) para que a tão desejada mudança ocorra. Por conta disso, ao longo dos anos vão se acumulando vários programas frequentemente desconexos e até mesmo contraditórios.

Como o próprio nome diz, na raiz desse pecado encontram-se dois equívocos fundamentais: a falta de um conjunto coerente de princípios que norteiem as ações; o descaso para com a questão da cultura organizacional, isto é, a crença ingênua de que os melhores resultados da excelência...

Artigo atualizado em 30/09/2024 02:58.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica