Publicado em 23 abr 2019

Os equipos de transfusão de uso único

Redação

Por diferentes circunstâncias uma pessoa pode necessitar de transfusão de sangue. Às vezes, por causa de um trauma como a hemorragia, o volume de sangue fica reduzido a um nível tal que o organismo não é capaz de repô-lo suficientemente rápido. Em outras situações, alguns componentes do sangue estão ausentes ou não funcionam adequadamente, como no caso da hemofilia, em que não ocorre a coagulação do sangue. Outras vezes, a medula óssea não produz hemoglobina suficiente em razão de uma deficiência da matéria-prima necessária. Na maioria dos casos citados, realizam-se transfusões de componentes do sangue nos pacientes.

transfusão1Da Redação –

A transfusão de sangue é regularmente usada em casos de cirurgias, traumatismos, sangramentos gastrintestinais e partos nos quais há necessidade de repor grandes perdas sanguíneas. Os pacientes com câncer também recebem, frequentemente, transfusões de sangue. Algumas doenças genéticas como a talassemia e a doença falciforme afetam o sangue.

Nesses casos, o formato dos glóbulos pode ser afetado, acarretando um funcionamento inadequado e sua consequente destruição. Os portadores dessas doenças precisam de suprimentos regulares de sangue seguro para repor as deficiências. O sangue utilizado para a transfusão deve ser de pessoas saudáveis, haja vista que patologias como a malária e a doença de chagas podem ser transmitidas de pessoa a pessoa via transfusão de sangue. Outras infecções podem ser igualmente perigosas à vida e também podem ser transmitidas por transfusão de sangue, dentre elas está o HIV/AIDS.



O sangue n...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica