O embate nos primórdios da ciência precisa ser relembrado
Redação
Não só na divulgação científica, mas parece que, no próprio ensino formal de ciências, aspectos importantes do processo desse modo de pensar começaram a ser deixados de lado. Isso se reflete na própria evolução do artigo científico sobre a qual já tive a oportunidade de discorrer, embora apresentando exemplos, que hoje comporiam um anedotário.
Peter Schulz -
Físico de formação e profissão, admito que certos aspectos de como esta ciência é ensinada, tanto no ensino médio, quanto no superior, são desalentadores. Tentando me explicar: é comum que o início do curso contenha apenas uma pincelada do que é ciência, método científico e que tudo começou com Galileu Galilei e pronto.
Bem, alguns lembram que Galileu foi condenado pela Igreja, mas com o tempo ninguém mais dava atenção a isso. Vale lembrar que Galileu só foi inocentado pelo papa João Paulo II 350 anos depois da morte do filósofo toscano.
Com o tempo, disciplinas sobre metodologia científica foram desaparecendo, tanto na graduação, quanto na pós-graduação, e, onde ainda persistem, passaram a ser mais uma espécie de guia de publicação. Metodologia (como fazer ciência) e, principalmente, epistemologia (afinal, o que é ciência?) foram, assim, como direi, varridas para debaixo do tapete.
É uma pena, pois em uma época em que a autoridade da ciência é tão facilmente contestada por diferentes grupos, vale bem a advertência em artigo recentemente publicado na revista Questão de Ciênc...