A gestão baseada em evidências
Redação
A importância dessa metodologia e seu papel para a qualidade.
Henry J. Lindborg -
Edwards Deming afirmou de maneira célebre: o trabalho duro e os melhores esforços, apresentados sem orientação de conhecimento profundo, podem muito bem estar na raiz de nossa ruína. Encontrar essa orientação provou não ser uma tarefa pequena. Curiosos sobre até onde chegamos na aplicação do conhecimento contemporâneo a questões de gestão, entrevistei Denise M. Rousseau, professora de comportamento organizacional e políticas públicas da Universidade Heinz II e diretora do projeto sobre práticas organizacionais baseadas em evidências na Universidade Carnegie Mellon e do Colégio Heinz de Sistemas de Informação e Políticas Públicas e a Escola de Negócios Tepper.
Lindborg: Há muito tempo você defende a gestão baseada em evidências (evidence-based management - EBM). O que é isso? O que você quer dizer com evidência?
Rousseau: Em 2005, eu me apresentei à Academy of Management Presidential Address e perguntei se existia algo como EBM. A resposta então foi: não, ainda não. EBM significa o uso consciente de múltiplas fontes de evidência ao tomar decisões gerenciais. É ...