É melhor formar profissionais na empresa
Redação
Quando se fala em seleção de pessoal, não há resposta única, pois não é possível ter uma receita pronta, porque cada situação pode ser diferente.
Vicente Falconi -
Em algumas empresas, não se escolhe mais o profissional de melhor currículo, mas o com o perfil de comportamento mais adequado à função e mais complementar em relação ao resto do time. De maneira geral, prefiro sempre promover profissionais de dentro da companhia a contratar gente de fora. A menos que seja muito necessário. Essa prática já elimina parte do dilema. Não há maneira melhor de conhecer de perto as pessoas do que formá-las.
Isso permite uma escolha mais apurada. É um jeito de, na possibilidade de escolher entre história profissional e comportamento mais adequado, ficar com os dois. Mas, em qualquer situação, acredito que, quando escolhemos uma pessoa para determinada posição, devemos sempre nos perguntar: “O que queremos dele?” Vamos falar de algumas situações específicas.
Considere, por exemplo, que a empresa esteja procurando um executivo para comandar uma equipe importante e a resposta àquela pergunta seja: “Que ele lidere times trazendo resultados para a empresa”. Bem, aí o que interessa é que ele bata as metas com seu time e o faça de forma ética. Estou, portanto...