Publicado em 30 jul 2019

O teste duo-trio em análise sensorial

Redação

A análise sensorial é a disciplina científica que evoca, mede, analisa e interpreta reações das características de alimentos e materiais como são percebidas pelos órgãos da visão, olfato, gosto, tato e audição. Considerada um importante instrumento de retorno para as indústrias alimentícias, a análise sensorial torna possível o acesso a valiosas informações, tais como: características e aceitação mercadológica de um determinado produto. Com o passar do tempo, os testes sensoriais deixaram de ser exceção e se tornaram regra, pois o setor de alimentos sempre se preocupou com a qualidade sensorial de seus produtos, todavia o que antigamente era na maioria das vezes definido pelo dono ou encarregado da indústria (qualidade sensorial do produto), hoje é conduzido por uma banca de provadores. O teste duo-trio  serve para determinar se existe uma diferença perceptível ou similaridade sensorial entre amostras de dois produtos. O teste usa o procedimento de escolha forçada. Este teste pode ser aplicado quando existir diferença em um único atributo sensorial ou em vários.

sensorial2Da Redação –

No teste duo-trio, o julgador recebe três amostras (uma padrão e outras duas distintas). Ele deve tentar identificar qual é a amostra idêntica ao padrão. A probabilidade de acerto é de 50% (p=1/2). A interpretação dos resultados se dá pelo número total de julgamentos corretos.

Se o número de julgamentos corretos for maior ou igual ao valor tabelado, conclui-se que houve diferença significativa entre as amostras no nível de probabilidade correspondente. O número deve ser no mínimo de sete julgadores especialistas ou no mínimo 15 julgadores selecionados. O teste duo-trio é muito eficaz tanto para comparar diferentes formulações, quanto para treinar e testar a percepção sensorial de novos julgadores.



O teste duo-trio, desenvolvido por Peryam e Swartz (1950), representou uma alternativa ao teste do triângulo que, para alguns, foi um teste psicológico mais complexo. O teste duo-trio mostrou ser útil para produtos que tin...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica