A inteligência territorial estratégica (ITE) na dinâmica do desenvolvimento
Redação
A ITE é uma abordagem que busca superar essas limitações. Trata-se de um novo campo de atuação, desenvolvido no âmbito da pesquisa agropecuária brasileira nas últimas décadas.
Evaristo Eduardo de Miranda -
As políticas públicas e privadas para o desenvolvimento agropecuário têm sido focadas tradicionalmente em cadeias produtivas (milho, soja, mandioca, pecuária leiteira) ou categorias de agricultores (pequenos e grandes, familiares e empresariais, cooperados ou não, sem terras). Hoje, essas abordagens se encontram bastante esgotadas e trazem poucas contribuições, verdadeiramente inovadoras, aos novos desafios do desenvolvimento agropecuário em escala local e regional.
A inteligência territorial estratégica (ITE) é uma abordagem que busca superar essas limitações. Trata-se de um novo campo de atuação, desenvolvido no âmbito da pesquisa agropecuária brasileira nas últimas décadas. Os métodos de ITE apoiaram-se desde o início no uso de sensoriamento remoto, geotecnologias e modelos matemático-estatísticos.
A construção dessa metodologia teve início em Petrolina, nos anos 1980, no âmbito do Programa Nacional de Pesquisa 027 da Embrapa. Buscava-se tipificar - de forma multivariada, cartográfica e dinâmica - as situações agrícolas equiproblemáticas no semiárido. Os primeiros...