O sistema de exaustão dos veículos automotores
Redação
O sistema de exaustão de um carro tem a função de expelir os gases resultantes da queima do combustível. Esses gases precisam ser rapidamente eliminados, cedendo espaço a nova mistura ar-combustível a ser admitida no motor. Para tanto, o sistema de escapamento deve orientar o fluxo dos gases facilitando sua saída. Sua eficiência é determinada pelo formato e disposição, estando intimamente relacionado às características de cada motor. Conheça os requisitos de manutenção, inspeção, reparação e/ou substituição em sistema de exaustão de veículos rodoviários automotores.
Da Redação –
Responsável por dispersar os gases da queima do motor, o sistema de exaustão é muito importante para o funcionamento do carro e também para a qualidade do ar que se respira. Em casos de furo ou quebra em algum de seus componentes, além de aumentar o barulho emitido pelo veículo, o consumo de combustível pode piorar e o desempenho do motor cair. Por isso, a importância de manter sempre o sistema de escapamento em bom estado.
Algumas proprietários de veículos retiram o catalisador para beneficiar o motor. Isto representa um pensamento distorcido, já que a restrição causada pelo catalisador está prevista em projeto e, portanto, sua remoção em nada trará benefícios para o desempenho do veículo.
Mas, se o sistema de escape fosse constituído por um único tubo reto, saindo diretamente do motor para a traseira do veículo, isso não facilitaria a saída dos gases? A resposta é simples: o escapamento é a última coisa a ser instalada por baixo do veículo. Sendo assim, deve desviar das peças montadas anteriormente, por isso, seu formato tortuoso.
Alterar essa disposição ocasiona perda...