O desenvolvimento de regras de categoria de produto (RCP) em declarações ambientais
Redação
As RCP são vitais para o conceito de declarações ambientais, pois dão transparência no desenvolvimento das declarações ambientais e a comparabilidade entre produtos. Para que as declarações ambientais cumpram com as expectativas do mercado, devem respeitar e cumprir rigorosos pré-requisitos específicos e metodológicos. Essas expectativas incluem a possibilidade de adicionar as informações da avaliação do ciclo de vida (ACV) baseado na cadeia de fornecimento e comparar a diferentes declarações ambientais. Para atingir este objetivo, as regras de cálculo comuns e harmonizadas devem ser estabelecidas para assegurar que procedimentos semelhantes são usados na criação das declarações ambientais.
Atualmente, há uma premente necessidade de reduzir as emissões de CO2, mas poucos sabem que existe uma solução que aborda essa preocupação logo na fase de fabricação. A declaração ou rótulo ambiental do produto é uma das metodologias que permitem escolher melhores materiais para os produtos e reduzir as emissões de carbono. Já há a descrição dos tipos de rótulos ecológicos que se baseiam nas avaliações do ciclo de vida.
O foco está nas etiquetas do tipo I que apontam produtos e serviços com uma preferência ambiental geral dentro de uma categoria de produto específica. As etiquetas do tipo I incluem etiquetas oficiais criadas por instituições governamentais e internacionais. Essa designação deriva de um programa voluntário de terceiros com base em vários critérios que concede uma licença que autoriza o uso de um rótulo ambiental nos produtos. Este rótulo identifica produtos que são considerados ambientalmente preferíveis em uma categoria de produto específica, com base em considerações do ciclo de vida.
As alegações ambientais autodeclaradas se enquadram na rotulagem ecológica do tipo II. Inclui declarações, símbolos e g...