Publicado em 10 set 2019

O que é o hoshin kanri

Redação

Essa metodologia alinha a liderança horizontal e verticalmente, conectando a solução de problemas e iniciativas lean nos diversos níveis com os objetivos organizacionais, evitando esforços dispersos.

cristiano

Cristiano Bertulucci Silveira

O hoshin kanri é uma abordagem sistemática que objetiva ampliar a qualidade no planejamento, execução, monitoramento e gerenciamento de visões e estratégias corporativas de negócios. Como uma bússola que é necessária para uma viagem ao Polo Norte, o hoshin kanri fornece a direção e o rumo em uma organização a partir do princípio orientador de sua missão e visão.



É uma ferramenta que tem a seguinte premissa: na execução de suas tarefas diárias, todos os trabalhadores de uma empresa oscilam em altos e baixos. Sendo assim, é necessário prover uma direção suportada por metas mensais, anuais e estratégias de longo prazo para que todos atinjam um objetivo comum.

Em japonês, hoshin significa bússola ou apontando para a direção e kanri significa gestão ou controle. O nome sugere que o planejamento tem a função de alinhar a organização para um caminho fundamentado nos objetivos desejados. Esta metod...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica