Publicado em 01 out 2019

Exportações brasileiras: tendências e perspectivas

Redação

Os EUA se encontram em um bom nível de abertura comercial, pois o seu padrão de desenvolvimento permite. E qual seria o nível de abertura comercial apropriado para o atual nível de desenvolvimento brasileiro?

filipe

Filipe Lage de Sousa

Há quem acredite que o Brasil não é uma economia fechada, pois o mercado doméstico brasileiro é grande o suficiente para que a participação das exportações e importações no produto interno bruto (PIB) seja diminuta. Em geral, essas pessoas argumentam que o Brasil tem a mesma participação que os Estados Unidos da América (EUA) no mercado externo, logo sua economia não pode ser considerada fechada.



No entanto, há uma relação entre coeficiente de abertura e renda per capita na literatura de comércio que desmistifica essa linha de raciocínio. Segundo a literatura, essa relação é crescente, porém a taxas decrescentes, o que significa que o coeficiente de abertura comercial (corrente de comércio sobre o PIB) e a renda per capita aumentam conjuntamente até um ponto em que maiores níveis de renda per capita estão associados a menores patamares de coeficiente de abertura.

Ao considerar essa linha de raciocínio, po...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica