A experiência do cliente: protagonismo e inteligência competitiva
Redação
No mercado atual, qualquer vantagem isolada certamente será passageira. As empresas precisam aprender a construir um novo caminho para o sucesso, identificando oportunidades rapidamente, explorando-as com decisão e transformando-se para se diferenciar.
Jairo Martins -
Qualquer organização, seja pública ou privada, com ou sem fins de lucro, é responsável pela execução de várias atividades com o propósito de transformar recursos em entregas de valor para a sociedade. Diante de cenários cada vez incertos, disruptivos e competitivos, entregar valor, com eficiência, eficácia, qualidade e atendendo às necessidades de todas as partes interessadas passou a ser o grande desafio da gestão organizacional.
Em um ambiente de tantas ofertas é imperativo que, no mínimo, as empresas produzam sempre mais com menos recursos: escala com qualidade, a custo baixo e mais rápido. No centro da sociedade, que engloba todas as partes interessadas, está o cliente, que deixou de ser um mero cliente-consumidor para ser um cliente-protagonista.
Isso foi muito bem retratado pela célebre frase de Henry Ford, que disse, há exatos 100 anos: o cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preta. No mercado atual, qualquer vantagem isolada certamente será passageira.
As empresas precisam aprender a construir um novo caminho para o sucesso, identificando opo...