Publicado em 10 dez 2019

As chaves e os soquetes de uso manual

Redação

Os jogos de encaixe são essenciais, tanto para uso profissional quanto para o amador bem preparado. São ferramentas para apertar e afrouxar parafusos e porcas, sendo que cada uma dessas peças tem uma chave ou soquete correspondente, adequado ao trabalho que vai ser desenvolvido. Assim, as chaves e soquetes são versáteis, pois contam com uma variedade ampla de acessórios e isso as tornam uma das ferramentas muito práticas. Seu uso é indicado para eletroeletrônica e para a mecânica leve. A maior qualidade dessas ferramentas é a precisão e a capacidade de uso em locais de difícil acesso, onde outros tipos de chaves não alcançam. Basicamente, as chaves e soquetes consistem em: um soquete, que é a parte da chave que encaixa no sextavado do parafuso; e um cabo, que vai encaixado no quadrado que aciona a ferramenta. Conheça as especificações dos valores mínimos para a dureza Rockwell e torque para chaves e soquetes de uso manual.

soquete2Da Redação –

A chave e o soquete são uma das ferramentas manuais mais importante quando se trata de apertar ou soltar porcas e parafusos. Existe uma diversidade enorme de chaves, soquetes e acessórios para as mais diversas aplicações. Com jogos de soquetes específicos, pode-se alcançar praticamente qualquer tipo de porcas e parafusos em lugares de difíceis acessos e removê-los ou apertá-los.

A maioria possui normas e são produzidos em uma liga de aço especial que recebe cromo e vanadium na sua composição, para aumentar a durabilidade e resistência ao trabalho. Em certas regiões do país os jogos de soquete recebem outras denominações, mais populares, que às vezes geram confusão. Muitos os chamam de jogo de pito ou chave cachimbo.



Mas não faz diferença, a forma de utilizá-los é igual no mundo inteiro. Os soquetes são geralmente vendidos em kits com chave catraca, sua principal parceira de trabalho. Existem algumas variações de materi...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica