Os ensaios em veículos equipados com freio de inércia
Redação
A lei da inércia diz que se um corpo está se movendo em uma direção, a tendência é se manter naquela trajetória, com a mesma velocidade. Se está parado, a menos que seja submetido a alguma força, permanece parado.Para abrandar um objeto, a ação de frenagem é a força externa que deve superar o movimento do objeto - ou inércia - para que isso aconteça. Um freio de inércia usa essa lei básica da física para a sua vantagem, aplicando força de frenagem quando é necessário, ao contrário de freios que são aplicados manualmente. Saiba quais são os requisitos de desempenho do sistema de freio de veículos rebocados equipados com freios de inércia.
Da Redação –
A inércia é a propriedade da matéria que indica resistência à mudança, motivo pelo qual é também chamada de força de inatividade. O princípio da inércia quer dizer a tendência de manter quieto um objeto que se encontra em repouso. Também significa a tendência de continuar o movimento de um objeto que está em constante movimento, de maneira uniforme e retilínea.
Dessa forma, o sistema de travagem de inércia está contido no trailer ou nos veículos rebocados. A habitação no engate do reboque contém um cilindro mestre hidráulico - bem como o sistema de travagem na maioria dos veículos.
As linhas de freio do cilindro mestre são encaminhadas para os conjuntos de freio em cada roda do reboque. Quando o veículo de reboque diminui ou para, a inércia do reboque - sua tendência a querer continuar a avançar - empurra a caixa para a frente, o que empurra a haste para dentro do cilindro mestre. Esta haste empurra o fluido hidráulico para cada uma das rodas do reboque e...