Publicado em 17 dez 2019

A ventilação ideal em uma cozinha profissional

Redação

Um ambiente de uma cozinha profissional limpo e controlado não é fácil e os responsáveis por isso devem garantir que o local permaneça saudável para se trabalhar - e um aspecto crucial disso é um bom sistema de ventilação. A ventilação adequada é extremamente importante - não apenas garante a saúde e a segurança do pessoal, mas também a longevidade da própria cozinha. O ideal é se conhecer os princípios gerais para projeto, instalação, operação, manutenção e ensaio de sistemas de ventilação para cozinhas profissionais, com ênfase na segurança contra incêndio e no controle ambiental.

cozinha2Da Redação -

As cozinhas profissionais geram muito mais calor do que as residenciais, devido à grande quantidade de alimentos sendo cozidos, aos métodos utilizados e ao maior número de pessoas no local. Se uma cozinha não conseguir manter a ventilação adequada, o calor, a gordura e a fumaça podem representar riscos reais à saúde.

Dessa forma, a instalação adequada de uma cozinha profissional de qualidade tem vários benefícios, que incluem a melhoria da qualidade do ar, pois preparar e cozinhar alimentos produz calor intenso, fumaça, vapor, partículas no ar e odores que podem causar a irritação nos olhos e pele e até problemas respiratórios.



Esses fatores podem afetar não apenas aqueles que trabalham na cozinha, mas também aqueles que estão fora dela, como clientes no salão das refeições. Um ventilador de cozinha funcional removerá os irritantes do ar e controlará a temperatura dentro da cozinha.

Ao fritar alimentos, a go...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica