Os centros de informação ao turista
Redação
O desenvolvimento do setor turístico é uma estratégia utilizada por diversos países para competir no mercado globalizado na atualidade. Isso se deve ao fato de que, dentre os setores econômicos inseridos nesse cenário de constantes inovações e demandas por produtos e serviços diferenciados, o turismo se apresenta como um dos principais setores capazes de promover a aceleração econômica e, ao mesmo tempo, o incremento nas áreas social, cultural e ambiental. Deve-se conhecer os requisitos mínimos de qualidade para os serviços prestados por centros de informação ao turista (CIT) de qualquer tipo e tamanho, sejam eles operados por entidades públicas ou privadas, a fim de satisfazer as expectativas dos visitantes.
As tendências do mercado turístico, de maneira geral, vêm se modificando de forma acelerada, daí a importância da realização do planejamento de forma contínua. No que diz respeito à escolha do destino a ser visitado, o percentual de turistas que busca informações, compara preços e destinos e concretiza sua compra pela internet aumenta consideravelmente a cada ano.
Hoje, a internet corresponde a 39,1% do percentual total referente às fontes de informação sobre viagens dos turistas atuais no Brasil. Esse percentual só é menor que a busca de informações advindas de parentes e amigos, que corresponde a 41,5% do total. Esse dado demonstra a relevância da internet para divulgação do destino, como condição preponderante para a existência e/ou permanência do destino no imaginário do cliente como possibilidade de compra e viagens.
Pode-se dizer que o turismo e a hospitalidade estão intrinsecamente ligados na relação de troca entre turista, trade e comunidade. Se o turismo é um produto que só pode ser con...