Publicado em 28 jan 2020

Os ensaios em protótipos de válvulas industriais

Redação

Como premissas para o projeto e os ensaios das válvulas industriais, todos os fabricantes devem estabelecer como premissas de projeto algumas especificações. A confiabilidade para a vida útil projetada, com base no número de ciclos esperados em operação real e no número máximo de ciclos a que um protótipo pode ser submetido e o número mínimo de ciclos nas condições de ensaio, a partir do qual é constatado o primeiro vazamento pela vedação da haste, para os projetos de válvulas que utilizem vedação por engaxetamento. Também, a periodicidade de reaperto da vedação da haste, para as válvulas que utilizem vedação por engaxetamento, observando as taxas de vazamento (líquido e gás) por meio da vedação da haste, que após o reaperto deve ser sem vazamento visível (SVV) e os critérios de aceitação de desempenho, em função dos requisitos normativos. Devem considerar como falha na validação do projeto qualquer não conformidade de desempenho do protótipo em relação aos requisitos estabelecidos e em válvulas de acionamento manual que utilizem redutor, este é considerado parte integrante do projeto da válvula e deve ter suas características identificadas e controladas. Caso exista mudança no redutor, este pode ser qualificado em separado, para assegurar sua adequação ao projeto original, efetuando-se os ensaios de torque e ciclagem previstos para a válvula e para as aplicações específicas, podem ser solicitadas pelo comprador premissas complementares de projeto que atendam aos critérios de aceitação para vedação e de desempenho. Neste caso, devem ser estabelecidos procedimentos de ensaio de protótipo específicos com foco nessas necessidades. Assim, deve-se conhecer os requisitos para projetos e ensaios de protótipos de válvulas industriais tipos gaveta, esfera, globo, retenção, macho e borboleta, nas classes de pressão 150, 300, 600, 800, 900, 1.500 e 2.500, utilizados nas instalações de exploração, produção, refino e transporte de produtos de petróleo.

válvulas2Da Redação –

Nas instalações de exploração, produção, refino e transporte de produtos de petróleo imperam algumas condições operacionais rigorosas, as críticas de segurança e exigem confiabilidade em locais remotos. Todos esses fatores são importantes preocupações para os equipamentos de petróleo usados em processos petroquímicos.

Assim, as válvulas de controle rotativo e de isolamento com sede de metal devem ser projetadas para condições severas para as necessidades cruciais de fechamento absoluto, pressão confiável e controle de fluxo. As técnicas de produção e os processos de tubulação avançados estão gerando uma demanda, não somente por uma nova forma de operação, mas por novos tipos de equipamento e válvulas. Espera-se que os componentes de tubulação e produção durem mais a fim de maximizar o retorno sobre os investimentos e reconheçam o real custo total de propriedade.



A principal característica da válvula gaveta está na s...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica