Publicado em 11 fev 2020

Os tubos de cobre e suas ligas para usos gerais

Redação

Desde que o homem primitivo descobriu o cobre, esse metal sempre serviu ao avanço da civilização, pois os arqueólogos que investigaram ruínas antigas descobriram que esse metal duradouro era um grande benefício para muitos povos. Ferramentas para artesanato e agricultura, armas para caça e artigos para uso doméstico e decorativo foram forjadas em cobre pelas primeiras civilizações. Os artesãos que construíram a grande pirâmide para o faraó egípcio Quéops fabricaram tubos de cobre para transportar água para o banho real. Um remanescente deste tubo foi descoberto há alguns anos ainda em condições de uso, um testemunho da durabilidade do cobre e da resistência à corrosão. A tecnologia moderna, reconhecendo que nenhum material é superior ao cobre para o transporte de água e de energia elétrica, o reconfirmou como o material principal para tais fins. Anos de serviço sem problemas nas instalações construíram uma nova reputação para a tubulação de cobre em sua forma moderna - tubo leve, forte e resistente à corrosão. Serve para todos os tipos de edifícios: residências unifamiliares, apartamentos altos e edifícios industriais, comerciais e de escritório. Assim, deve-se conhecer os requisitos para tubo de cobre, soldado longitudinalmente sem aplicação de metal de enchimento, e ligas de cobre de seção circular, usados para fins gerais, produzidos a partir de tira ou fita.

cobre2Da Redação –

Atualmente, o tubo de cobre para as indústrias de encanamento, aquecimento e ar condicionado está disponível em têmperas trefiladas e recozidas que são referidas como dura e macia e em uma ampla variedade de diâmetros e espessuras de parede. Acessórios prontamente disponíveis atendem a todas as aplicações de projeto.



As juntas são simples, confiáveis e econômicas de fazer - razões adicionais para a seleção de tubos de cobre. Segundo a Associação Brasileira do Cobre, a indústria do cobre continua hoje um processo que se iniciou há muitos anos: traçar diretrizes para um crescimento sustentável e responsável na utilização do cobre nas décadas futuras.

O campo visual da indústria tem se expandido diante da identificação de áreas nas quais a investigação e o desenvolvimento tecnológico levarão a um elevado grau de probabilidades e a um impacto significativo no valor do cobre em mercados emergentes. É um metal que ajudou a impu...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica