Publicado em 24 mar 2020

Os porta lâmpadas de rosca Edison

Redação

Thomas Alva Edison foi um inovador norte-americano que ajudou muito no desenvolvimento, junto com outros cientistas, das lâmpadas elétricas duradouras. Sua influência na indústria foi tanta que muitas lâmpadas são identificadas como tendo os porta lâmpadas de rosca Edison, geralmente uma base com tampa de metal/alumínio rosqueada à direita que se aparafusa nos soquetes rosqueados correspondentes. O tipo mais popular das roscas Edison é a base E26, com 26 milímetros de diâmetro. Pode conectar os tipos mais comuns de lâmpadas existentes no mercado, pois isso acontecia nas incandescentes clássicas de 25, 40, 60, 75 e 100 W, mas agora estão sendo substituídos pelas fluorescentes compactas e LEDs de potência muito menor. Deve-se conhecer os porta lâmpadas de rosca Edison E14, E27 e E40, projetados exclusivamente para a conexão de lâmpadas e semiluminárias à alimentação elétrica.

Da Redação – 

Thomas Alva Edison (Milan, Ohio, 11 de fevereiro de 1847 - West Orange, Nova Jérsei, 18 de outubro de 1931) foi um inventor, cientista e empresário dos Estados Unidos que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. Foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção. Na sua vida, Thomas Edison registrou 2.332 patentes. O fonógrafo foi uma de suas principais invenções.

Outra foi o cinematógrafo, a primeira câmera cinematográfica bem-sucedida, com o equipamento para mostrar os filmes que fazia. Edison também aperfeiçoou o telefone, inventado por Antonio Meucci, em um aparelho que funcionava muito melhor. Fez o mesmo com a máquina de escrever. Trabalhou em projetos variados, como alimentos empacotados a vácuo, um aparelho de raios X e um sistema de construções mais baratas feitas de concreto.

Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou cinescópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. Teve também um papel determinante na indústria do cinema.

Em 1880, Thomas Edison obteve sua patente após sucessivos estudos sobre os materi...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica