Saiba qual é a temperatura e a umidade ideais para ambientes climatizados
Redação
Os espaços com controle adequado evitam doenças respiratórias e garantem mais conforto. Quando a umidade e a temperatura saem do equilíbrio, o corpo humano pode sofrer consequências como dificuldades respiratórias, irritação ocular e até agravamento de doenças crônicas, como a asma.
Patrick Galletti –
A saúde respiratória e o bem-estar geral estão diretamente relacionados ao ambiente em que as pessoas vivem e trabalham. Por isso, a temperatura e a umidade do ar se tornam elementos muito importantes, influenciando desde a qualidade do sono até a incidência de doenças respiratórias.
Apesar de a climatização ser muitas vezes vista apenas como uma questão de conforto, esses fatores impactam em todo o organismo. Um estudo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos evidenciou que os ambientes com umidade entre 40% e 60% são os mais indicados para evitar a propagação de microrganismos nocivos e melhorar a qualidade do ar.
Por outro lado, os níveis que não estão nessa faixa podem criar condições prejudiciais à saúde, como o ressecamento das vias aéreas em ambientes muito secos e a proliferação de fungos em locais excessivamente úmidos. Por isso, a importância de manter esses parâmetros sob controle.
Quando a umidade e a temperatura saem do equilíbrio, o corpo humano pode sofrer consequências como dificuldades respiratórias, irritação ocular e até agravamento de doenças crônicas, como a a...