Publicado em 19 May 2020

A segurança das camas hospitalares

Redação

Uma cama hospitalar é bem diferente das comuns que são utilizadas em residências. Isso se deve ao fato de elas precisarem atender às necessidades especiais de cada paciente, além de serem apenas confortáveis. E para cada utilidade, uma característica diferente é dada para atender à necessidade do acamado e facilitar o trabalho da equipe médica. Elas podem ser utilizadas unicamente para o conforto e a segurança do paciente, quanto para acomodar aqueles com baixo nível de consciência. Dependendo do modelo, servem para reduzir a falta de ar, melhorar a circulação nos membros inferiores, diminuir edemas e prevenir a aspiração de líquido e secreção. Dessa forma, uma cama hospitalar deve ser rotulada com o nome ou a marca e o endereço do fabricante, a referência de tipo ou modelo e meios para permitir que estes sejam rastreados.

Da Redação – 

O que mais difere entre os modelos de camas hospitalares são as suas dimensões, os tipos de materiais da estrutura e o modelo de colchão usado. Outras possíveis diferenças são se possuem rodas ou não, se tem rebaixamento e elevação do leito, com ou sem grade de proteção lateral e se são fixas ou removíveis. Já os tamanhos possuem um padrão de 1,90 m de comprimento e 0,90 m de largura, podendo mudar um pouco de acordo com o fabricante.

Para que o paciente tenha mais conforto, a maioria das camas possuem alguns ajustes, facilitando o trabalho da equipe médica e de enfermagem, além das necessidades do acamado. Esses ajustes podem ser tanto mecânicos quanto elétricos, sendo feitos por manivelas manuais ou controle remoto, respectivamente, dependendo do modelo da cama.

Os ajustes mais comuns são: a altura do estado e das grades de proteção laterais; a remoção das barreiras laterais; o apoio das costas, coxas e das panturrilhas; o ajuste da inclinação lateral; o ajuste da cabeceira e da peseira; e a extensão da cama. Na hora de escolher o modelo, não basta comprar uma cama hospitalar simples, pois se deve ter em mente a finalidade dela e o tipo de tratamento. Isso é muito importante, já que o tipo da cama influencia na recuperação do paciente, sendo um pós-cirúrgico ou até mesmo para o descanso dele.

As camas hospitalares possuem chapas de aço com diversas articulações, permitindo posicioná-las de diversas formas: pe...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica