Publicado em 16 jun 2020

Como elaborar um plano de contingência

Redação

Os planos de contingência estão sendo comentados e disseminados amplamente nesse período, pelo fato da emergência iminente que se enfrenta quanto ao sars-cov2, porém estes planos de contingência servem para atender qualquer situação semelhante.

Luiz Otávio Goi Junior - 

Durante os períodos de crise, as empresas e corporações precisam criar metodologias e guias para direcionar seus colaboradores a uma tomada de decisão padronizada, segura e que garanta o atendimento necessário para minimizar os impactos do momento. As corporações, que prezam pela minimização dos riscos destas crises, desenvolvem atividades conhecidas como planos de contingência, que são guias padronizados de medidas a serem adotadas com o objetivo de minimizar os riscos e impactos da crise enfrentada e ainda criar meios de controlar situações de emergência que podem ser geradas.

Esses planos de contingência estão sendo comentados e disseminados amplamente agora pelo fato da emergência iminente que enfrentamos quanto ao sars-cov2, porém eles servem para atender qualquer situação semelhante. Diante de todas estas características, a dúvida que fica é: como posso desenvolver um plano de contingência para minha empresa ou estabelecimento? Quais os fatores que este plano deve abranger e até que nível de detalhamento devo chegar? Essas são as características que serão citadas a seguir para sanar as dúvidas e auxiliar o desenvolvimento do seu plano de contingência.

- Elaborando o plano de contingência: a identificação da necessidade/situação problema é o primeiro passo e é o famoso levantamento de necessidades. Nesse momento, a alta administração...

Artigo atualizado em 16/06/2020 11:44.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica