Publicado em 09 mar 2021

A conformidade dos cones para a sinalização das vias públicas

Redação

Os cones de sinalização são um equipamento de proteção coletiva, pois são utilizados para delimitar áreas de acesso restrito temporário, delimitação de trabalhos na via pública ou obras. São também utilizados na sinalização de situações de perigo transitório ou acidentes. Em empresas ou locais de trabalho, são igualmente úteis, já que podem assinalar, na via pública, à entrada ou no espaço público, como parques de estacionamento, áreas de serviços, oficinas, etc., uma situação temporária de perigo, como obras, perigo de queda, presença de obstáculos ou impedimento temporário. Dessa forma, é comum se encontrar os cones de sinalização nas ruas e avenidas, normalmente sinalizando algum risco ou assinalando ou circunscrevendo as áreas de perigo. Para ter qualidade, eles devem ser fabricados conforme a norma técnica que especifica os requisitos para o cone para sinalização viária.

Os cones para sinalização viária são dispositivos de controle de tráfego auxiliar à sinalização, de uso temporário, utilizado para canalizar e direcionar o tráfego e delimitar áreas de manutenção de curta duração. Utilizados para demarcação de lugares como estacionamentos e obras, são equipamentos de sinalização de segurança que costumam ter cores bastante chamativas — como preto e amarelo ou laranja e branco —, que facilitam a identificação e visualização mesmo em ambientes pouco iluminados.

Uma vez que são utilizados para garantir a segurança em diversas situações e ambientes, devem ser resistentes a intempéries como sol e chuva. Além disso, o ideal é que esses dispositivos tenham partes refletivas, garantindo boa visualização mesmo à noite e em locais mal iluminados.

Há algumas situações nas quais o cone de sinalização deve ser utilizado para garantir a segurança dos trabalhadores e das pessoas em geral. Em empresas que transportam produtos perigosos devem, obrigatoriamente, utilizar cones para a sinalização da pista durante o deslocamento da carga e em áreas em obras devem ser devidamente sinalizadas com os cones, evitando acidentes....

Artigo atualizado em 09/03/2021 06:23.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica