Publicado em 15 fev 2022

Virando o jogo: como permitir a melhoria contínua na indústria

Redação

Um grande obstáculo para a implementação de melhorias contínuas é a abundância de sistemas de dados em silos diversos que as empresas de manufatura possuem: ERP, MES, QM, SCM, CRM, dados de dispositivos internet das coisas - e a lista continua. Coletar os dados de todas essas fontes e entendê-los exige uma quantidade significativa de mão de obra, tornando impossível observar o desempenho em tempo real. A introdução de tecnologias emergentes como IIoT (internet das coisas industrial), robótica e inteligência artificial também pode complicar ainda mais as coisas, pois fornecem novas fontes de dados que precisam ser gerenciadas adequadamente.

Rodney Repullo – 

Um desafio constante para o setor de manufatura envolve descobrir como otimizar processos de forma consistente e aumentar a produtividade. Embora a indústria venha adotando inovações como a automação e IoT ao longo dos últimos anos, ainda há muito a fazer pelo setor para realmente maximizar seu potencial.

Qualquer empresa de sucesso neste segmento depende de máquinas e sistemas para realizar o trabalho. Isso inclui tecnologias como MES (manufacturing execution systems), QM (quality mold), MM (modeling methodology) ou PLM (product lifecycle management) que se relacionam diretamente com o chão de fábrica, mas também outros sistemas legados que cobrem o negócio mais amplamente, como ERP (enterprise resource planning), supply chain management e CRM (customer relationship management).

O setor não seria nada sem esses sistemas, mas a sua existência também cria uma certa complexidade. Como esses processos, dispositivos e sistemas foram introduzidos iterativamente ao longo do tempo, encontrar uma maneira de integrar todos os dados que eles produzem e transformar isso em uma visão prática é o próximo grand...

Artigo atualizado em 15/02/2022 04:47.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica