Publicado em 07 jun 2022

O perfil DLMS/COSEM para os medidores inteligentes de energia elétrica

Redação

A companion specification for energy metering (COSEM) é uma especificação complementar para a medição de energia elétrica e o DLMS/COSEM é a camada de aplicação que fornece serviços xDLMS para acessar os atributos de objeto da interface COSEM. Assim, o medidor inteligente de energia elétrica atua como um servidor DLMS/COSEM, disponibilizando informações de gerenciamento do dispositivo e informações de medição de energia, utilizando objetos COSEM. A comunicação com os clientes DLMS/COSEM é provida pela pilha de comunicação composta pela camada de aplicação DLMS/COSEM e pelas demais camadas estabelecidas nos perfis de comunicação, tanto para comunicação local como para comunicação remota. No DLMS/COSEM, o equipamento de medição é modelado em dispositivos físicos e lógicos. O dispositivo geral é o dispositivo físico. O dispositivo físico pode conter vários dispositivos lógicos. Os direitos de acesso determinam os direitos do(s) cliente(s) para acessar atributos e métodos do objeto COSEM em uma associação. O conjunto de direitos de acesso depende da função do cliente e é pré-configurado no servidor. O medidor deve suportar a chave-mestra: única para o medidor; a chave de criptografia unicast global: única para cada cliente seguro; a chave de autenticação global: única para cada cliente seguro; a chave de criptografia broadcast global: N/A (not applicable) nesta especificação; e a chave dedicada: estabelecida pelo concentrador de dados durante o processo de associação. A associação de um cliente seguro deve usar chaves dedicadas como regra para todas as associações e como consequência para todo o transporte de dados dentro da associação, bem como deve ter todas as mensagens autenticadas e codificadas. Após um reset das chaves de um cliente seguro, todas as chaves, exceto a chave-mestra, são excluídas e a política de segurança retorna para a situação de nenhuma autenticação e nenhuma codificação. Nesta situação, o medidor deve permitir a associação do cliente seguro sem criptografia, como um novo medidor sem segurança, e permitir apenas o acesso ao objeto de configuração de segurança, ao método key_transfer, para enviar a chave-mestra, à chave unicast e à chave de autenticação, e ao método de ativação de segurança, para sair da condição de nenhuma autenticação e nenhuma codificação, para a situação de mensagem autenticada e criptografada. Também é permitida a leitura do atributo image_transfer_status do objeto image transfer. Deve-se entender o perfil DLMS/COSEM para os medidores inteligentes de energia elétrica, abrangendo as suas funcionalidades e os meios de comunicação para acessos local e remoto.

Da Redação – 

Os medidores inteligentes de energia são aparelhos eletrônicos que registram e acompanham o uso elétrico de um cliente. Já utilizados em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, eles trazem uma série de mudanças e benefícios. Conectados à uma rede própria, segura e privada, os medidores inteligentes permitem que leituras, cortes e religamentos de energia sejam feitos de forma remota, sem necessidade de esperas ou deslocamento de técnicos.

Problemas que antes poderiam durar horas para serem resolvidos, levarão apenas alguns minutos. Isso porque com este sistema é possível identificar e responder com rapidez a situações que podem afetar as redes de distribuição e o fornecimento de energia, por exemplo, quedas de árvores. Os medidores inteligentes permitem ainda entender a demanda quase em tempo real, o que permitirá futuramente, que tanto o cliente como a concessionária acompanhem o perfil de consumo energético de forma mais detalhada.

A estrutura de faturamento do medidor inteligente de energia elétrica é baseada em um conjunto de parâmetros que são utilizados para o cálculo dos valores da medid...

Artigo atualizado em 07/06/2022 05:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica