Publicado em 08 nov 2022

Saiba porque o fluxo de caixa é importante e como aplicar no negócio

Redação

O fluxo de caixa pode ser entendido como o caminho que o dinheiro percorre na empresa, como ele entra e sai da conta. Se vender é o mais importante para qualquer empreendimento, a segunda tarefa mais importante é, sem dúvida, gerenciar o fluxo de caixa.

Tiago Slavov – 

Controlar os recursos que já foram movimentados é a primeira parte da gestão do fluxo de caixa. É necessário um controle rigoroso de tudo o que foi gasto e tudo o que foi ganho. Nenhum real deve entrar ou sair do negócio sem que o empreendedor tenha registro e conhecimento de sua origem ou destino.

A segunda parte, mais complexa, envolve o planejamento financeiro, que é prever os pagamentos e recebimentos futuros. Sem isso não é possível antecipar a necessidade de caixa ou a disponibilidade de recursos para investimentos futuros.

O processo envolve analisar o histórico de pagamentos e recebimentos para identificar tendências, o cenário econômico, o ambiente comercial, os pedidos de compra e venda já firmados, entre outros. Tudo isso deve ser organizado em planilhas ou sistemas que oferecem uma visão organizada dos recursos financeiros.

A primeira e principal dica para baratear os custos é obter as informações de custos. Sem conhecer o custo, o empreendedor não conhece o lucro. Saber quando custa o seu produto ou a sua operação não é uma tarefa simples e envolve um grande esforço em relação à o...

Artigo atualizado em 08/11/2022 05:50.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica