Publicado em 14 nov 2023

Os procedimentos normativos para a inspeção em transportadores de correia

Redação

Na hora de escolher uma correia transportadora, é importante levar em consideração a qualidade dos produtos que ela foi fabricada. Uma correia transportadora de qualidade pode ajudar a agilizar o processo de fabricação e pode garantir a operação eficiente da linha de produção. No entanto, quando se trata de selecionar entre uma correia transportadora normal e uma de qualidade, existem várias diferenças importantes. As de qualidade são normalmente feitas de materiais resistentes, como, por exemplo, aço inoxidável, poliuretano e borracha. Esses materiais ajudam a garantir que a correia transportadora seja durável e resistente ao desgaste ao longo do tempo. As correias transportadoras regulares são normalmente feitas de materiais menos duráveis, como PVC ou náilon. Elas também podem não ter recursos de estabilização adicionais, como fixadores de metal nas bordas, o que significa que podem estar sujeitos a deformar ou escorregar durante a operação. Além disso, as correias transportadoras normais não suportam cargas mais pesadas do que as de qualidade superior. Assim, elas se tornam menos adequadas para a operações industriais. Existem requisitos normativos para uma rotina de inspeção em correias transportadoras em operação e/ou estacionárias, a fim de assegurar a disponibilidade, confiabilidade e otimização da vida útil do equipamento, condições operacionais, manutenção segura, segurança do equipamento e cuidados com o meio ambiente.

Da Redação – 

O transportador de correias serve para movimentar granéis sólidos, em alto volume, por curtas ou longas distâncias em um sistema que funciona continuamente. Sendo assim, se trata de instrumento estratégico, formado por um sistema de correia transportadora em movimento, que é montado em uma estrutura de suporte.

Estes transportadores são geralmente alimentados por motores elétricos para que o material possa ser transportado de forma eficaz. Dessa forma, os transportadores de correias oferecem uma vantagem econômica significativa, pois têm custos de operação relativamente baixos. Além disso, tornam-se a opção ideal para muitos projetos por serem robustos, versáteis e flexíveis.

Para a inspeção desses equipamentos, em seu uso mais típico, andar na correia é uma oportunidade de inspeção e manutenção de rotina do transportador em uma determinada operação. O inspetor de correia acompanha o sistema: inspecionando sua operação, realizando pequenos ajustes ou atividades de limpeza e observando condições ou problemas mais significativos para atenção posterior.

O inspetor da correia deve anotar os pro...

Artigo atualizado em 02/01/2024 05:52.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica