Publicado em 10 dez 2024

Consultoria empresarial: como maximizar os resultados e evitar as frustrações

Redação

O consultor pode apresentar estratégias e caminhos, mas a responsabilidade pela implementação dessas ideias recai sobre o empreendedor e sua equipe. O consultor pode oferecer algumas orientações, mas a execução é por conta do empresário. Isso é algo comum em consultorias, pois a verdadeira mudança só acontece quando o empreendedor assume a responsabilidade de colocar em prática o que foi sugerido.

Fabiano Nagamatsu – 

Contratar uma consultoria empresarial pode ser uma estratégia eficaz para impulsionar o crescimento do seu negócio, mas nem sempre os resultados atendem às expectativas. Isso pode gerar frustrações para o contratante, que com frequência acaba culpando o consultor.

No entanto, antes de apontar dedos, é importante refletir sobre alguns aspectos fundamentais que podem ser decisivos no sucesso ou no fracasso desse tipo de parceria. Vamos ver alguns pontos essenciais que precisam ser considerados antes e durante o processo de consultoria para garantir que você, empreendedor, esteja agindo corretamente e que os resultados esperados sejam alcançados para que você não gaste dinheiro em vão.

O primeiro ponto a ser considerado é a clareza. Um dos erros mais comuns ao contratar consultoria é não ter uma visão clara e organizada do que realmente se espera desse serviço. Isso aconteceu com um amigo meu, que contratou um consultor, mas não sabia ao certo o que queria.

Ele e o sócio passaram 45 minutos discutindo entre si, enquanto o consultor esperava por instruções. O profissional, então, interrompeu ...

Artigo atualizado em 09/12/2024 08:54.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica