Os resíduos da indústria química podem ser reaproveitados de forma sustentável
Redação
Um dos caminhos mais adotados é a valorização energética de resíduos. Compostos que antes seriam descartados passam a ser utilizados como fonte de energia em processos industriais, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis. A recuperação energética pode contribuir significativamente para a redução de emissões de carbono em setores industriais intensivos.

Laia Rodriguez –
A indústria química, tradicionalmente associada a processos intensivos em consumo de recursos e geração de resíduos, tem passado por uma transformação relevante nos últimos anos. Pressionadas por regulações mais rigorosas, demandas ambientais e metas de sustentabilidade, as empresas do setor têm investido em soluções para reaproveitar resíduos e reinseri-los na cadeia produtiva, reduzindo impactos e criando oportunidades de negócio.
Esse movimento está diretamente ligado aos princípios da economia circular, que propõe a substituição do modelo linear, extrair, produzir e descartar, por um sistema regenerativo, no qual resíduos se tornam insumos para novos processos. Na prática, isso significa transformar subprodutos em matérias-primas, energia ou novos materiais.
Um dos caminhos mais adotados é a valorização energética de resíduos. Compostos que antes seriam descartados passam a ser utilizados como fonte de energia em processos industriais, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis.
Segundo a Agência Internacional de Energia, a recuperação energética pode contrib...