Publicado em 26 jun 2018

Teste: o seu cliente fundamental está sendo ignorado?

Redação

“A fórmula secreta para os negócios de sucesso é tratar os clientes como hóspedes e os empregados como pessoas.” (Tom Peters)

Ernesto Berg - 

Desnecessário dizer que o foco central de qualquer organização é atender o cliente externo – e da melhor forma – pois sem cliente não há empresa. Aliás, conhecê-lo é, não apenas, essencial para sua empresa, como também importante fonte de informação para você poder melhor relacionar-se com ele e prestar-lhe um serviço de primeira.

Mas, cabe aqui uma pergunta: você sabe quem são seus clientes? Já fez essa pergunta alguma vez a você mesmo? Se respondeu que são os consumidores, compradores, fregueses etc. a sua resposta está incompleta. Clientes são todos aqueles dos quais você depende ou dependem de você. Sendo assim, por esta ótica, existe um cliente fundamental grandemente ignorado por inúmeras empresas: o cliente interno.

 



Por exemplo, em sua própria organização, você depende do setor de expedição, faturamento, informática etc. para poder prestar um atendimento apropriado aos clientes externos. Da mesma forma esses setores, e outros, dependem da sua colaboração para que você lhes forneça informações e orientações precisas sobre propostas, acordos, acertos e entendimentos que ...

Artigo atualizado em 17/09/2024 11:43.

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