Publicado em 21 ago 2018

Saúde e segurança no trabalho: legislação, as NBR e a ISO 45001 (Parte VI)

Redação

A adoção de um sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho (SST) se destina a permitir que uma organização forneça locais de trabalho seguros e saudáveis, evite lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho e melhore continuamente o seu desempenho em SST.

 

Hayrton Rodrigues do Prado Filho -

Em relação à terceirização, a ISO 45001 determina que a organização deve garantir que funções e processos terceirizados sejam controlados. Deve assegurar que seus procedimentos de terceirização sejam consistentes com os requisitos legais e outros requisitos, e com o atingimento dos resultados pretendidos do sistema de gestão de SST. O tipo e o grau de controle a serem aplicados a estas funções e processos devem ser estabelecidos no sistema de gestão de SST.

A coordenação com fornecedores externos pode ajudar uma organização a enfrentar qualquer impacto que a terceirização tenha sobre seu desempenho de SST. A organização deve estabelecer, implementar e manter um processo (s) necessário(s) para se preparar para e resposta a potenciais de emergências, como identificado em 6.1.2.1, incluindo: estabelecer uma resposta planejada para emergências, incluindo a previsão de primeiros socorros; providenciar treinamento para a resposta planejada; testar e exercitar periodicamente a capacidade da resposta planejada; avaliar o desempenho e, se necessário, revisar a resposta planejada, inclusive após o teste e, em particular, após a ocorrência de emergências; comunicar e fornecer informações relevantes a todos os trabalhadores sobre os seus deveres e responsabilidades; comunicar informações relevantes para os contratados, visitantes, serviço de resposta de emergência, autoridades governamentais e, como apropriado, a com...

Artigo atualizado em 01/10/2024 04:23.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica