Publicado em 07 jan 2025

A inspeção eletromagnética é a chave para a indústria otimizar os cabos de aço

Redação

Dos três tipos de inspeção existentes, a eletromagnética, em especial, é a mais precisa, pois é a única que faz uma avaliação profunda nos cabos de aço, externa e interna, determinando com exatidão sua vida útil, o que evita desperdícios e transtornos para o negócio, justificando seu custo mais elevado.

Leandro Bieco – 

Importantes indústrias como a naval, construção civil, elevação e transporte pesado, em que os cabos de aço são fundamentais para a movimentação de carga, têm cada vez mais recorrido à inspeção eletromagnética para assegurar a longevidade dos equipamentos e a segurança do patrimônio e da vida humana. Dos três tipos de inspeção existentes, a eletromagnética, em especial, é a mais precisa, pois é a única que faz uma avaliação profunda nos cabos de aço, externa e interna, determinando com exatidão sua vida útil, o que evita desperdícios e transtornos para o negócio, justificando seu custo mais elevado.

A única exceção são os cabos finos que, por serem baratos, não compensa efetuar este tipo de vistoria e sim sua troca, a não ser que lidem com vidas humanas. Esta técnica também permite planejamento na manutenção e troca, afastando impactos negativos nas atividades.

Ela é feita por profissionais qualificados por meio de aparelhos e hoje existem poucas empresas detentoras desse know-how no Brasil. As inspeções visuais e dimensionais, que são as outras duas formas de inspecionar os cabos, são exteriores, ...

Artigo atualizado em 03/01/2025 10:27.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica