Publicado em 20 jun 2023

A inspeção eletromagnética em cabos de aço ferromagnéticos

Redação

A inspeção eletromagnética em cabos de aço consiste na passagem do cabo através da cabeça magnética, ou vice-versa, com imãs permanentes capazes de magnetizá-lo com um campo forte o suficiente para levá-lo à condição de saturação magnética. As descontinuidades do cabo são percebidas pelos sensores através das distorções do fluxo magnético. Essas distorções do fluxo magnético determinam os defeitos localizados, que são fios rompidos e corrosão. A detecção da perda de seção metálica se dá pela indução de um fluxo magnético longitudinal a uma seção do cabo, que é proporcional à perda de seção metálica do cabo inspecionado. Os sensores captam e armazenam as variações de sinal digitalmente. Há requisitos normativos obrigatórios para a inspeção eletromagnética em cabos de aço, para a detecção de corrosão externa e interna, arames rompidos e variações na área da seção reta metálica de cabos de aço. Esta técnica não é aplicável à detecção das descontinuidades, como as deformações tipo gaiola de passarinho e saca-rolha; dobras; e protuberância da alma.

Da Redação – 

A inspeção eletromagnética em cabos de aço utiliza um sensor ao se apropriar do efeito hall para tanto. Os sensores hall são transdutores que, quando estão submetidos ao efeito de um campo magnético, variam sua tensão de saída. A forma como essa tensão de saída vai variar depende da relação de aproximação do sensor com o material magnetizado ou em relação a aproximação de um ímã. À medida que há variação na intensidade do fluxo magnético que passa ao longo de uma seção do cabo de aço, em virtude da presença de ímãs permanentes de neodímio, esse sistema é capaz de medir essa variação derivada da perda de uma seção metálica em virtude da presença de pites de corrosão, perda de área metálica devido a corrosão, entalhes, trincas e rompimento de arames das pernas do cabo de aço.

A cabeça magnética é a parte do equipamento de inspeção eletromagnética que fica em contato com o cabo de aço inspecionado, disposta de sensores para obtenção dos sinais eletromagnéticos e o cabo-padrão é um trecho do cabo de aço livre de qualquer tipo de deterioração natural, porém com descontinuidades fabricadas e controladas, utilizad...

Artigo atualizado em 20/06/2023 05:13.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica