Publicado em 09 out 2018

Esquadrias normalizadas evitam problemas após o término da obra

Redação

As esquadrias são peças fundamentais em uma unidade habitacional ou edificação, pois são os elementos de acesso e interação constante do morador com o meio ambiente e, portanto, devem oferecer segurança, funcionalidade, durabilidade, facilidade na manutenção e conforto.

mauricio

Mauricio Ferraz de Paiva

Esquadria é o nome genérico usado para denominar portas, janelas, portões, marcos, caixilhos, venezianas, persianas, gradis, etc. Na construção de uma casa, os batentes das portas e das janelas de madeira são fixados diretamente nos tarugos chumbados nas paredes. Esses batentes devem ser nivelados e esquadrejados, ou seja, devem esta, alinhados com as às portas ou janelas que eles vão prender e nivelados em relação ao piso ou parede. Deixe espaço para o acabamento do piso, quando marcar as soleiras das portas e a altura dos peitoris das janelas.

De todo o custo de uma obra, esse item pode ser um dos mais caros, representando de 9% a 18%. Assim, pode-se definir a esquadria como um componente da edificação utilizado para vedação no fechamento de vãos, constituída por componentes de fixação, contramarco, caixilhos e acessórios (arremates, guarnições, ferragens). Os tipos de aberturas proporcionados pelas esquadrias podem ser janelas, portas, telas, brises, grades, cobogós, portões, entre outros.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica