Criptografia: de arma de guerra a pilar da sociedade moderna
Redação
A criptografia (palavra derivada do grego kryptos, escondido e graphein – escrita) é o estudo de técnicas para ocultar informação.
Odemir M. Bruno
A estratégia permitiu que vitórias impossíveis pudessem acontecer ao longo da história. São vários os casos de pequenos exércitos vencerem batalhas contra exércitos com contingente muito maior. Deste modo, a estratégia passou a ser decisiva nas guerras e vital para o militarismo.
Provavelmente, os primeiros combates entres seres humanos contaram apenas com força, e pouca inteligência. Entretanto, com a evolução da sociedade humana e, consequentemente, com as guerras o homem descobriu que muitas vezes a estratégia militar pode ser mais importante que a força bruta.
Possuir bons estrategistas, era a garantia de existência de tribos, cidades, principados e civilizações e, ao mesmo tempo, a garantia de expansão e conquistas. A estratégia está diretamente ligada a um importante componente: a informação.
Além de saber ou poder prever com antecedência os passos do inimigo, a troca de informação é vital para coordenar exércitos. Em uma época em que a comunicação era ...