Os parâmetros normativos para as centrais de gás liquefeito de petróleo (GLP)
Redação
Uma central de gás pode ser definida como uma área específica para conter o (s) recipiente (s) interligado (s) ao coletor e seus acessórios destinados ao recebimento, armazenagem, controle e suprimento de GLP para consumo. Para operar com segurança, ela deve cumprir, obrigatoriamente, a norma técnica.
Da Redação -
Essas áreas devem ser devidamente delimitadas, pois contêm os recipientes e acessórios, tubulações e equipamentos destinados ao armazenamento e condução do gás para consumo da própria edificação. Os elementos do sistema de gás incluem a central de gás; o sistema de distribuição; os reguladores de pressão; os medidores de vazão; os pontos de consumo.
A rede de distribuição interna é um conjunto de tubulações e acessórios situada dentro do limite da propriedade dos consumidores, após o regulador de pressão de primeiro estágio ou estágio único, para GLP, e após o regulador de pressão e na inexistência do mesmo após o limite de propriedade dos consumidores, para GN.
Os reguladores de pressão reduzem a pressão do gás que se encontra dentro dos botijões para os níveis necessários aos aparelhos de queima. Também controla a vazão do gás, mantendo-a constante e nos níveis adequados ao funcionamento dos aparelhos.
Os tipos de reguladores se diferenciam pela relação entre a pressão de entrada e a de saída. O regulador de 1° estágio reduz a pressão do vasilhame para uma pressão inte...