Publicado em 04 fev 2025

A conformidade dos termodensímetros para gás liquefeito de petróleo (GLP)

Redação

O termodensímetro é um densímetro de uma massa constante, construído com um termômetro montado no seu interior. É um instrumento especial usado para a determinação da densidade do GLP. Ele pode ser instalado em um terminal de armazenamento conectado diretamente aos tanques de armazenamento. A execução do teste requer uma quantidade significativamente pequena de produto. A medida lida no aerômetro instalado dentro do corpo do termodensímetro é usada para a determinação do peso da massa e da composição do produto (% de butano e propano), que são retirados de uma tabela dedicada fornecida com o equipamento.
Se necessário, é possível fornecer aerômetros especiais com diferentes faixas. O GLP é um produto constituído predominantemente pelos hidrocarbonetos como propano, propeno, butanos e butenos, que podem estar misturados ou não e a massa específica de GLP é o quociente entre a massa da fase líquida do GLP e seu volume em determinada temperatura, Existem especificações normativas para os termodensímetros de massa constante utilizados na determinação da massa específica de gases liquefeitos de petróleo, à temperatura de 20 °C com resistência de até 1.471 MPa (15 kgf/cm² - a unidade legal de pressão do SI é o Pascal e 1 Pa = 10.197 × 10-6 kgf/cm²).

Da Redação – 

Nesses instrumentos a escala nominal é de 0 °C a 40 °C e a subdivisão é de 0,5 °C. O prolongamento da escala nominal comporta de duas a quatro subdivisões em cada uma das extremidades. Para a escala de temperatura, deve-se observar o especificado na norma.

O erro máximo tolerável em qualquer ponto da escala deve ser de ± 0,5 °C. Cada termômetro deve comportar apenas uma escala de temperatura. Deve haver uma marca de referência permanente no capilar do termômetro, correspondente a um dos limites da escala nominal, de forma a tornar imediatamente perceptível qualquer deslocamento da escala do termômetro.

A graduação de temperatura deve ser feita com traços longos, médios e curtos, numerados a cada 5 °C. Para a graduação e numeração da escala de temperatura, devem-se observar as especificações da norma.

A graduação inferior do termômetro deve distar no mínimo 3 mm do começo da curvatura do capilar do termômetro. A extremidade superior do suporte da escala do termômetro deve se situar no mínimo 15 mm abaixo do ponto onde a seção reta do corpo do termodensímetro começa a se estreitar.

O termode...

Artigo atualizado em 03/02/2025 09:51.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica