Como administrar, motivar e integrar equipes de alto desempenho
Redação
Ao se analisar a arte de liderar, devem entender que ela tem um poder de encantamento, ao ponto de se enxergar líderes como artistas que, por meio de seus valores, crenças e comportamentos, determinam valores que agem como parâmetros limítrofes, delineando as ações.
Marcio Pimenta e Bruno Leonardo Rosa -
Encorajar os gerentes de projetos e equipes a alcançarem os objetivos estratégicos esperados para um determinado projeto nem sempre é fácil, principalmente quando os profissionais envolvidos possuem alto nível de especialização e maturidade profissional.
Em projetos de alta complexidade e em iniciativas de P&D, a inclusão de profissionais com altíssima especialização é um fator crítico de sucesso. Por esse motivo, é comum que as equipes de projeto sejam construídas do zero, com membros de vários lugares, incluindo o fator cultural como mais um aspecto a ser administrado.
Nesse contexto, considerando que esses profissionais já conquistaram inúmeros objetivos e títulos, satisfizeram diversos desejos, e que, muitas vezes, já atingiram o ponto mais alto da pirâmide de Maslow, o que podemos fazer para proporcionar a todos a motivação necessária para que os projetos se tornem casos de sucesso e as metas corporativas sejam alcançadas?
Encontramos a resposta para essa equação em dois dos pilares essenciais da gestão de projetos: liderança e trabalho em eq...