Publicado em 09 abr 2019

O que é e como especificar um sensor de pressão

Redação

É um instrumento que consiste em um elemento sensível à pressão para determinar a pressão real aplicada ao sensor (usando diferentes princípios de funcionamento) e alguns componentes para converter essa informação em um sinal de saída.

cristiano

Cristiano Bertulucci Silveira

Um sensor de pressão piezoelétrico tem a função de traduzir uma força aplicada a ele em sinal elétrico e pode ser classificado de acordo com a carga eletrostática do cristal que o compõe, sua resistividade ou a carga eletrostática de frequência ressonante. Dependendo do fenômeno utilizado, o sensor de cristal pode ser chamado de eletrostático, piezorresistivo ou ressonante.



Quando uma pressão, força ou aceleração é aplicada a um cristal de quartzo, uma carga é desenvolvida através do cristal que é proporcional à força aplicada (figura abaixo). A diferença fundamental entre esses sensores de cristal e os dispositivos de força estática, como calibradores de tensão, é que o sinal elétrico gerado pelo cristal decai rapidamente. Essa característica torna esses sensores inadequados para a medição de forças ou pressões estáticas, mas útil para medições dinâmicas.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica