Publicado em 14 mai 2019

Crescimento econômico e comportamento

Redação

Um exame racional indica que ainda sendo pertinente a necessidade de tratar do déficit previdenciário, destino voraz de grande parte dos recursos do Estado, não há razões que assegurem ser esta medida suficiente, por si só, na alavancagem do crescimento econômico que o país de renda média e desigual tanto necessita.

alvair

Alvair Silveira Torres Junior

Muito tem sido escrito e falado sobre a reforma da Previdência como solução de todos os males que assolam a economia brasileira. O projeto enviado também parece se revestir com a aura de única via, quando, à luz dos modelos de processo decisório, a boa prática na solução de problemas recomenda examinar mais de uma alternativa nos casos estratégicos e de grande impacto. Se imaginarmos a sociedade e seus representantes no Congresso Nacional como instância de decisão no sistema de governança do País, assim como o Conselho de Administração de uma empresa, algumas alternativas de reforma deveriam ser apresentadas e discutidas antes de uma proposta específica.



A cultura participativa, entretanto, ainda está em fase embrionária na nossa sociedade de bases autoritárias, e esse, talvez, seja um dos motivos para se ver presidentes, ministros e determinadas reformas como salvadoras da pátria. Um exame racional, todavi...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica