Publicado em 21 mai 2019

A Qualidade das geomembranas termoplásticas

Redação

A geomembrana ou membrana geossintética é um material usado para a impermeabilização de grandes áreas sujeitas a movimentações e vibrações. Com resistência aos raios UV e a ataques químicos, a geomembrana é uma solução ideal para lagos artificiais, canais, saneamento básico, etc. O produto garante a estanqueidade ao longo dos anos, mesmo sob condições adversas, como ambientes agressivos e exposição a intempéries. Para a especificação da geomembrana no projeto básico, devem ser levadas em consideração as solicitações físico-químicas, mecânicas e características de difusão, sempre conforme a norma técnica.

geomembrana2Da Redação –

Geralmente, o geossintético refere-se a um produto que é feito de material polimérico e é aplicado como um componente chave em uma estrutura ou sistema para atingir propósitos de engenharia. Normalmente, o prefixo geo sugere uma aplicação que tem a ver com solo, rocha e/ou terra.

Existem algumas funções básicas dos geossintéticos, como separação, reforço, filtração, drenagem, contenção, barreira, controle de erosão superficial e proteção. Assim, espera-se que qualquer produto geossintético forneça uma ou mais dessas funções.



As aplicações de geossintéticos são encontradas principalmente em engenharia civil, transportes, geotecnia, meio ambiente, hidráulica, marinha e desenvolvimento privado, incluindo estradas, ferrovias, aterros, muros de contenção, canais, controle de erosão, aterro sanitário, recuperação de terras, quebra-mares, molhes, virilhas, revestimentos, aquicultura, saneamento, agricultura, mineração...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica