Publicado em 12 mai 2020

A Qualidade das geomembranas poliméricas

Redação

As geomembranas são materiais poliméricos que possuem reduzida condutividade hidráulica e sua função principal é a de impermeabilizar e desviar o fluxo de líquidos ou gases. A eficiência das geomembranas como barreiras para controle e desvio de fluxo está diretamente relacionada com a integridade da sua superfície. Dessa maneira, suas propriedades de permeação são extremamente importantes não somente em aterros, mas em obras hidráulicas, de contenção ou que necessitem garantir a estanqueidade. As empresas, que executam esse tipo de produto como barreiras em dispositivos de estanqueidade em sistemas de revestimento permanente, em obras geotécnicas, hidráulicas e de proteção ambiental, devem cumprir a norma técnica a fim de assegurar a correta execução dos serviços e a qualidade da obra como um todo.

Da Redação – 

As geomembranas, a serem utilizadas para controle de fluxo e para garantir a estanqueidade das obras em geral, devem ter suas propriedades de permeabilidade como função primordial. Assim, o estudo e a compreensão desses parâmetros frente às diversas situações que podem ocorrer em campo, principalmente quando há a necessidade de se garantir que não ocorram fugas ou vazamentos, é de extrema importância.

Mesmo assim, bastaria salientar que em uma simples aplicação de uma geomembrana para contenção de líquidos percolados em aterros, por exemplo, a despeito de todos os demais componentes do sistema, se a geomembrana apresentar vazamentos, fugas ou pequenas imperfeições que aumentem o fluxo através dela, então a obra como um todo perde sua função. Em termos simples, se há o comprometimento das funções de permeabilidade da geomembrana para a qual esta foi projetada, ocorre a falência do projeto.

A impermeabilização de locais de disposição de resíduos, armazenamento de combustíveis e de substâncias perigosas, impermeabilização de lagoas de tratamento e a impermeabilização da face de montante de barragens de enrocamento são exemplos de aplicações onde os atributos da camada impermeável são claros e devem ser norteadores dos projetos na utilização de materiais alternativos. Tendo em vista que, durante o processo de instalação, a pequena espessura da geomembrana, associada aos materiais protuberantes com os quais ela pode estar...

Artigo atualizado em 12/05/2020 03:41.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica